Marisa Santos
Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade de Évora e pós-graduada em Intervenção Clínica em Cuidados Paliativos. Realizou o seu estágio curricular no Serviço de Oncologia do Hospital Espírito Santo de Évora e iniciou a sua prática clínica em 2016 no Centro de Apoio Médico, Psicológico e Social (CAMPS), no Núcleo de Évora da Liga dos Combatentes, ao nível de acompanhamento psicológico individual e em grupos psicoterapêuticos, desenvolvendo também apoio psicossocial no terreno. Colaborou em alguns projetos de intervenção comunitária.
Atualmente exerce Clínica Privada e integra a Unidade de Rede de Saúde Mental (URSM), do concelho de Évora. Intervém sobretudo com adolescentes, adultos e idosos, ao nível de perturbações de humor, de ansiedade, perturbação de Stress Pós-Traumático (PSPT), demências, apoio a doente oncológico e familiares, prevenção de comportamentos suicidários na comunidade e nas Forças de Segurança e, processos de luto.
Tal como referido por Galileu Galilei “não se pode ensinar coisa alguma a alguém, pode-se apenas auxiliá-lo a descobrir por si mesmo”.
Ao longo da nossa vida, vivemos experiências menos boas, que nos afetam. Que nos preocupam, angustiam e cansam.
Acredito que a nossa mente nos conduz por vezes, a lugares tenebrosos, a becos sem aparente saída, a refúgios que nos afastam da realidade, dos sonhos e dos nossos. Porém, acredito também na mudança, de como é possível ajudar o paciente a libertar-se das emoções negativas que o limitam e dominam, dando significado ao seu passado, apaziguando o presente e projetando um futuro feliz. É um privilégio fazer parte desta caminhada a dois, onde se diluem processos de grande sofrimento e angústia e, se auxilia o paciente a maximizar as suas capacidades e a alcançar o seu bem-estar e paz interior. ”